Logo

Terminei a faculdade, e agora? Veja quais são os próximos passos

UNIVERSIA | 16.04.2018 | 09:00

A formatura da graduação é sempre um momento muito emocionante. Ao receber o canudo, muitos estudantes veem um filme passar diante dos seus olhos: os desafios do primeiro ano, as noites mal dormidas, as provas impossíveis, os conhecimentos adquiridos, as amizades conquistadas… além das lembranças, também é normal pensar no futuro: afinal, agora ele está em suas mãos.

As possibilidades são muitas, mas também há muita incerteza.

Se você é um desses estudantes, acabou de se formar e está se perguntando “terminei a faculdade, e agora?”, este post é para você. Nele, reunimos possíveis caminhos que podem ser tomados após a faculdade. Confira!

Lidando com os sentimentos

Tente se lembrar das vezes em que você começou algo totalmente novo: o primeiro dia de aula no ensino fundamental, a primeira aula de violão, o primeiro trabalho, o primeiro namoro… todos os começos sempre são assustadores e/ou desafiadores, não é mesmo? O começo da vida adulta também será. Por isso, você precisa aprender a lidar com os seus sentimentos antes de escolher qual caminho seguir.

O primeiro passo é entender que esse período de transição é difícil para todo mundo. Não se culpe se você demorar para conseguir um emprego ou se você não se sair bem logo de cara em sua primeira função. Não se desespere se você não tiver um bom salário, nem se você ainda não tiver conquistado a tão sonhada independência financeira. Tudo isso virá com o tempo.

Encare esse período e lembre-se, com os grandes desafios também surgem grandes oportunidades. Por mais que a insegurança bata, saiba que você passou anos se preparando muito bem e agora está pronto para o mercado de trabalho e para a vida adulta; você é jovem, competente e tem o destino em suas mãos.

 

Escolhendo um caminho

Agora que você já concluiu a sua formação e pode começar a desbravar o mercado de trabalho, é importante escolher qual caminho seguir. Opções não faltam: você pode continuar estudando, encontrar um emprego formal ou mesmo fundar seu próprio negócio. O importante é que você tome decisões conscientes, que sejam boas para o seu futuro. Estas são algumas das possibilidades.

 

TRAINEE

Os programas de treinamento direcionados a recém-formados, popularmente conhecidos como Trainees, são uma opção excelente para quem deseja ingressar em grandes empresas, ao mesmo tempo em que adquirem experiência prática na área de atuação.

Geralmente, esses programas selecionam seus funcionários através de processos seletivos extensos e aprofundados, que buscam por grandes talentos com potencial para se destacar na empresa.

Após o processo seletivo, os trainees selecionados recebem treinamento e adquirem experiência prática trabalhando na empresa. Durante este período, os recém-formados contam com salários e benefícios e, geralmente, são tratados da mesma forma que os outros funcionários.

Outra vantagem dos programas de trainee é que eles possibilitam que você conheça o perfil da empresa e o dia a dia do trabalho.

 

EMPREGO FORMAL

Este é o caminho mais tradicional entre os recém-formados: procurar pelo primeiro emprego formal. Esta forma de entrar no mercado de trabalho é sempre uma boa opção, já que a maioria das vagas disponíveis são oferecidas nessa modalidade.

O primeiro passo para conquistar seu primeiro emprego é fazer um ótimo currículo. Ele deve conter todas as suas informações pessoais, sua formação, suas experiências profissionais e habilidades, como idiomas ou domínio de softwares. Você pode, ainda, anexar uma carta de apresentação a seu currículo, destacando para o empregador o porquê você deseja a vaga e por que você é a pessoa certa para ela.

Além disso, se a sua profissão tem um lado mais prático, você deverá também montar um portfólio. Ele pode ser impresso ou online. Não disponibilize nele todos os seus trabalho; um recrutador jamais terá tempo para ver tudo. Selecione os melhores e aqueles que são mais interessantes para a área em que você está se candidatando.

 

TRABALHO VOLUNTÁRIO

Outra opção interessante para recém-formados são os trabalhos voluntários. Existem milhares de instituições que precisam de ajuda e você ainda poderá desenvolver uma série de habilidades pessoais e profissionais exercendo este tipo de trabalho.

Você pode optar por trabalhos mais tradicionais, como fazer visitas a hospitais, colaborar na limpeza de praias ou na doação de alimentos para moradores de rua. Outra possibilidade é participar de trabalhos voluntários em que você possa usar seus conhecimentos profissionais. Se você se formou em História, por exemplo, que tal dar aulas em cursinhos pré-vestibulares gratuitos e comunitários?

Além de ser extremamente gratificante, o trabalho voluntário muitas vezes é visto como um diferencial no currículo.

 

ANO SABÁTICO OU INTERCÂMBIO

Ano sabático é o nome dado a um período de 12 meses em que alguém se afasta da vida profissional para se dedicar a algum projeto da vida particular. Na Europa, é muito comum que jovens estudantes tirem esse ano logo após sua formatura e façam uma viagem.

Essa é uma boa opção para quem ainda não se sente pronto para ingressar no mercado de trabalho. Durante esse ano, você pode conhecer muitos lugares e viver muitas experiências transformadoras, que farão com que você se conheça um pouco melhor. Essas descobertas podem lhe indicar caminhos profissionais que você nunca imaginou.

Além do ano sabático, há a possibilidade de fazer um intercâmbio de estudo e trabalho. Essa opção é muito interessante, na medida em que oferece a oportunidade de aprender um novo idioma e de obter experiência profissional internacional. Você pode procurar por intercâmbios em agências, sites de au pair ou portais e aplicativos que oferecem vagas para estrangeiros.

 

PÓS-GRADUAÇÃO

Para quem deseja seguir na carreira acadêmica, fazer uma pós-graduação logo após a formatura é uma ótima pedida. Afinal, logo após terminar sua graduação, você ainda estará no ritmo e terá um bom networking acadêmico. Se esse é seu caso, o mais indicado é procurar por cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrados, mestrados profissionais, doutorados e pós-doutorados).

Se você não deseja seguir na carreira acadêmica, mas adquirir mais conhecimentos práticos, uma pós-graduação lato sensu também pode ser ideal para você. Especializações e MBAs trabalham com competências específicas e práticas, que podem ser aplicadas no dia a dia da profissão.

 

NEGÓCIO PRÓPRIO

Se você tem um espírito empreendedor e aventureiro, abrir seu próprio negócio pode ser o melhor caminho.

Se antigamente era necessário possuir grandes quantias de dinheiro ou pedir empréstimos volumosos para abrir sua própria empresa, hoje tudo é muito mais fácil. Possibilidades como o trabalho remotobaratearam muito os custos de um empreendimento, tornando esse caminho acessível para quase todos os profissionais.

Além disso, as iniciativas de incentivo ao empreendedorismo tornaram a vida de quem deseja abrir um negócio próprio muito mais fácil. Você pode, por exemplo, contar com as facilidades de abrir uma MEI (Microempresa Individual) e com a ajuda de órgãos como o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e pequenas Empresas).

“Terminei a faculdade, e agora?” é um pensamento muito comum entre os recém-formados. Se você é um deles, é importante que você aprenda a lidar com seus sentimentos e escolha, de forma serena, um caminho para seguir. Opções não faltam: você pode ingressar em um trainee, procurar emprego formal, criar sua própria empresa… o importante é que sua escolha reflita o que é melhor para você.

Gostou das nossas dicas? Quer ingressar logo no mercado de trabalho? Então aproveite e baixe agora o nosso guia prático de como conquistar o primeiro emprego após a faculdade.

Conecte-se

com ANUP

Redes Sociais

Brasília-DF

Tel: +55 61 3248.3091
faleconosco@anup.org.br

Visite as redes sociais da ANUP